O LENÇO

O lenço, em sua evolução, desceu da cabeça ao pescoço, de início ainda com as pontas para trás. Popularizou-se ao ser adotado, politicamente, como designativo de cor partidária. Para destacar a cor-símbolo de luta, surgiu o lenço gaúcho nos moldes atuais, ata­do ao pescoço e solto ao peito.
O lenço gaúcho surge no Rio Grande do Sul como meio de distinção entre os federalistas e os republicanos. O Lenço Vermelho (Maragatos), o Lenço Verde (Pica-paus) e o Lenço Branco (Chimangos).
Hoje, o lenço de pescoço é peça integrante da indumentária gaúcha e sua cor não mais reflete posição político-partidária.
O lenço gaúcho consiste em um tecido quadrangular, de cor única, exceção ao xadrez miúdo (carijó). As cores mais usa­das são as históricas: o vermelho e o branco, ressaltando, que o lenço preto representa tradicionalmente o sentimento de luto. Diversas são as formas de atar o lenço sendo algumas mais tradicionais:

Aprenda a fazer nó de Lenços
Uma das coisas que o Gaúcho mais preza é a apresentação de uma pilcha bem caprichada. Oficializada como traje de honra do Rio Grande pela lei estadual número 8.813, de 10 de janeiro de 1989, um acessório que não pode estar fora dos padrões na vestimenta típica é o lenço. Além das cores, que podem definir a ideologia política do gaudério, existem várias formas de se fazer o nó. No nó de namorado, por exemplo, quando o peão está sozinho, são deixados os dois lados afastados; quando acompanhado, os dois lados ficam unidos.
Veja nas fotos abaixo como fazer um bom nó no lenço e sair para o bailão pronto para aprontar com as prendas mais lindas do mundo.

NÓ FARROUPILHA
NÓ BAGO DE TOURO


NÓ DE GINETE



NÓ DE LENÇO SIMPLES

NÓ DE NAMORADO